Páginas

20 de agosto de 2010

Festa de aniversário: dicas para fotografar as crianças

Aniversário não pode ficar sem foto, certo? A hora do parabéns, aquela pose engraçada, o sorriso do seu filho ao receber um presente inesperado...vale registrar tudo. E com as dicas que preparamos para você, as imagens desses momentos vão ficar ainda mais bonitas. Confira.

1.Esqueça um pouco as poses. A idéia é justamente captar as expressões espontâneas, das risadas às surpresas, que as crianças irão fazer.

2.Para facilitar, deixe a máquina no automático, assim você não perde aquele sorriso enquanto ajusta a câmera.

3.Se quiser tirar a foto com a família toda reunida, não espere até o fim da festa, quando as crianças já estarão impacientes.

4.Uma dica para fotos de família, com bastante gente reunida, é usar o modo paisagem + retrato de sua câmera digital. No momento de clicar, não fique perto demais do grupo para que todas as pessoas caibam na foto, nem se afaste demais. Equilibre a composição da imagem para que seja possível reconhecer quem são as pessoas e o cenário da festa de aniversário. Em seguida, posicione as pessoas de modo proporcional ao fundo e sem cobrir todo o cenário.

5.Quer tirar foto das crianças em movimento? Use o flash para “congelar” a cena. Se houver mais luz na cena, há menos chance da imagem sair borrada.

6.Um recurso das câmeras digitais que facilitou muito a fotografia foi o smile shutter (detector de sorrisos). Ao selecioná-lo, a câmera identifica o rosto da criança automaticamente e o deixa emoldurado por um quadrado verde. Se ela se movimentar, o recurso acompanhará e enquadra novamente o rosto.

7.Na hora de fotografar, fique na altura do seu filho ou você terá uma coleção de fotos de cima para baixo – a não ser que você queira esse efeito. Nesse caso, vale também brincar com imagens de baixo para cima.

8.Detalhes também merecem atenção: um close do rosto pintado para o teatro e mãozinhas sujas de farinha dão fotos maravilhosas.

9.Você já notou como a luz natural valoriza uma imagem? Aproveite para clicar as crianças perto de portas e janelas.

10.Não deixe também de fotografar nos dias nublados, em que a luz está atrás das nuvens e não forma tantas sombras.

11.Se você nunca fotografou sem o flash, vale a pena tentar. Mas lembre-se que, nesse caso, é preciso privilegiar ambientes mais iluminados. As cores mudam, as imagens borram um pouco, mas a pele da criança ganha volume e uma textura mais bonita e natural.

12.Se a festa for à noite e em um ambiente aberto, com pouca iluminação, utilize o modo noite + retrato. Com ele, as pessoas e o fundo ficarão nítidos, evitando que aconteça algo comum em fotos feitas em ambientes escuros com o modo automático: apenas a criança está iluminada, enquanto o fundo fica escuro.

13.Deixe seu filho fotografar você. Dependendo da idade, eles são capazes de produzir imagens lindas e criativas. Dê apenas uma orientação básica sobre o funcionamento da câmera.

14.Tenha sempre paciência. Quando você menos esperar, vai produzir a foto ideal.

15.Com as câmeras digitais, a tendência é deixar as fotos apenas no computador. Mas não deixe de imprimir aquelas que você mais gostou. Com elas, além de ocupar portas-retratos e montar álbuns, você pode até mesmo produzir um belo quadro.

16.Por fim, se ficar difícil receber os convidados, organizar a festa e ainda fotografar os momentos mais divertidos das crianças, peça para alguém ser o fotógrafo; vale chamar aquela tia coruja, um primo mais velho....Assim, você garante que os momentos especiais não fiquem de fora do álbum.


Texto: Angela Senra e Simone Tinti

Nenhum comentário:

Postar um comentário