Páginas

18 de agosto de 2010

Planejamento e organização garantem casamento dos sonhos

Sabe aquela história de que não importa o quão boa seja a festa, sempre vai sair alguém reclamando? Infelizmente, é verdade. Não inventaram ainda uma forma de controlar o que as pessoas pensam ou de agradar a todos. Quando se trata de um casamento, porém, o raciocínio deve ser um pouquinho mais egoísta. Afinal, quem precisa mesmo gostar da festa é o casal. No entanto, se organizando, sendo criativo e escolhendo com cuidado o local, a comida, a decoração e a trilha sonora, dá para fazer com que 99% dos convidados saiam satisfeitos.
O segredo do sucesso mora no planejamento. Não adianta querer fazer tudo às pressas e economizar tempo nos preparativos de um momento tão especial. Se a correria do cotidiano não permite que o casal verifique pessoalmente todos os detalhes, vale contratar uma assessoria de casamentos. "A experiência que um profissional desse tipo tem faz com que se evitem gastos desnecessários e a contratação de profissionais não qualificados", afirmam os consultores Tina e Vinicius Negro, que acumulam mais de 15 anos de experiência na área.
A opção é válida mesmo para os que dispõem de tempo suficiente para fazer acontecer por conta própria. "Quando os noivos já escolheram quase tudo, vale contratar alguém só para coordenar os preparativos finais na semana que antecede o casamento e o cerimonial do dia da festa", explicam os profissionais.
O que é importante mesmo saber, tanto para quem vai tocar o barco sozinho quanto para os casais que irão contar com uma mãozinha especializada, é por onde começar. A primeira coisa para se ter em mente é que todo tipo de serviço relacionado a casamentos precisa ser visto com bastante antecedência.
Você sabia que, por exemplo, para casar no Mosteiro São Bento, em São Paulo, além de desembolsar cerca de R$ 6 mil, é necessário reservar tudo dois anos antes do grande dia? Existem também "filas" em grandes buffets, agendas lotadas de bandas, DJs e corais, entre outras coisas. Portanto, a palavra de ordem, que vale ser repetida sempre, é planejamento. Só assim os noivos conseguirão curtir o momento e fazer valer todo o dinheiro investido na ocasião.
O passo a passo do casório perfeito
Baseada em seus 15 ano de experiência na área, a organizadora de eventos Malu Frisoni, a pedido do Yahoo, criou um cronograma para que a cerimônia, a festa e a lua da mel saiam perfeitas. Confira!

  • 1 ano antes: Marque a data, reserve o local da cerimônia civil e religiosa, vá atrás de toda a papelada e cursos necessários, faça a lista de convidados e estipule o valor que se pretende gastar na festa.
  • 9 meses antes: Defina o tipo de festa, visite os salões e reserve o espaço, não sem antes verificar o que o local oferece em termos de mobiliário, limpeza, segurança, vallet, geradores de energia e buffet. Faça uma lista de tudo o que falta e descubra os melhores fornecedores, com o custo benefício mais atraente. Em paralelo, a noiva pode ir vendo modelos de vestidos e estilistas e, junto com o noivo, os roteiros de lua de mel e a documentação necessária para viajar. Se o casal pretende contratar uma assessoria de casamento, essa é a hora!
  • 6 meses antes: É o período ideal para convidar padrinhos e madrinhas, assim como daminhas e pajens. Caso o local escolhido para a festa não conte com buffet, decoração, som e iluminação, contrate as empresas e profissionais especializados nestes tipos de serviços. Aproveite e já entre em contato com equipes de foto e filmagem, orquestras e corais para a cerimônia e banda para a festa.
  • 5 meses antes: Dedique o período à parte "fashion" do casamento. A noiva deve sentar com o estilista preferido e encomendar seu vestido, assim como acessórios, grinalda e sapatos. Escolha também os trajes para os pajens e as daminhas e, caso ache necessário, defina cores ou estilo para as madrinhas. E não esqueça da vestimenta do noivo. Com o caso das vestimentas resolvido, guarde um tempinho para encomendar os convites.
  • 4 meses antes: Caso o local da festa não forneça, vá atrás de uma empresa de segurança, manobrista, limpeza e gerador. Mergulhe em uma das partes mais gostosas dos preparativos e vá degustar docinhos, bolos e bem casados enquanto o noivo resolve a situação das alianças. Escolha também as lembrancinhas para os convidados.
  • 3 meses antes: Os convites devem estar prontos para ir para a calígrafa, que deverá ter a lista de nomes correta. Ninguém merece ver o nome escrito errado no envelope. Enquanto os oficiais não ficam prontos, envie os "save the date" para todo mundo poder se programar. Teste penteados e maquiagens para o grande dia e, depois de avaliar com cuidado os resultados, marque a data na agenda do profissional.
  • 2 meses antes: Faça a lista de presentes e, para facilitar, monte um blog do casamento com todas as dicas e informações possíveis, inclusive com sistema de RSVP. Deguste mais uma vez o menu da festa, os doces, o bolo e os bem casados - nunca é demais - e dê a última aprovação.
  • 45 dias antes: Enviar os convites e organize um chá de cozinha, chá bar ou despedida de solteira (o). No tempo que sobrar, escolha o buquê.
  • 30 dias antes: Cheque se está tudo certo com a documentação para viagem e para as cerimônias, selecione a trilha sonora do grande dia e reserve um bom hotel para uma noite de núpcias inesquecível.
  • 15 dias antes: Veja todos os nomes que confirmaram presença no RSVP passivo e, caso seja necessário, dê início ao ativo. Informe ao buffet o número exato de confirmações e evite transtornos na hora da festa. Depois disso, é controlar a ansiedade e, de preferência, deixar que outra pessoa tome conta dos detalhes finais.
Por Juliana Farano, especial para o Yahoo! Brasil

Lembre-se, o Spazio di Fatto tem toda a estrutura para tornar sua festa de casamento perfeita e inesquecível! Venha conferir o que temos para oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário