Páginas

6 de fevereiro de 2012

Que roupa vestir para ir a um casamento?

Esta é a primeira pergunta que os convidados costumam fazer ao receberem um convite de casamento. Confira algumas dicas que pode te ajudar na hora de escolher o traje ideal. 

A roupa dos homens 

1. Qualquer que seja a hora do casamento, os homens têm sempre mais facilidade do que as mulheres na escolha da roupa. 

2. O ideal deve ser um traje escuro ou cinzento-escuro. 

3. Camisa lisa, azul clara, branca ou pérola. Os mais ousados podem usar uma camisa com riscas e colarinhos brancos lisos. 

4. A gravata é o acessório em que se pode variar mais. Atualmente, usam gravatas de uma só cor, em tons fortes e alegres. 

5. Nos casamentos na hora do almoço, o noivo costuma ir de fraque. Neste caso, tanto os padrinhos, como os pais e os irmãos devem ir vestidos como o noivo, ou seja, de fraque. 

6. O fraque pode ser cinzento claro e liso (sobretudo no verão), acompanhado de um colete de cor (encarnado, azul-turquesa ou outra cor). A tendência é para os fraques serem mais curtos, com tecidos mais leves e macios. 

7. Em nenhuma ocasião se recomenda o uso de smoking


Se não tiver um fraque e não puder comprar, opte por alugar. Existem uma série de lojas especializadas que não o deixarão na mão. 

A roupa das mulheres

As mulheres mal recebem o convite da festa de casamento e começam a pensar no seu vestido. Perante a questão "que roupa usar", existem normalmente duas opções: mandar fazer ou comprar um traje. 

A escolha da vestimenta deve ser pensada em função de vários fatores: 

1. Se o casamento é no civil ou na igreja. Se for na igreja, evite grandes decotes. Leve uma echarpe para cobrir os ombros e se quiser, tire-a na festa. 

2. A hora do casamento. A noite permite roupas mais requintadas e ousadas, decotes maiores, uso de brilhos, joias mais exuberantes. O comprimento do vestido pode ser longo. 

3. De dia, as vestimentas são mais simples. Os tons podem ser claros, embora sem brilhantes e lantejoulas. Geralmente, não se usam vestidos compridos. O preto está fora de questão e o branco é a cor exclusiva da noiva. 

4. O local da festa. Embora não existam regras, a verdade é que a roupa difere para uma festa na praia, no campo ou num palácio. 

5. O chapéu está indicado apenas para casamentos realizados na hora de almoço, embora seja dispensável em locais fechados. É mais apropriado em fazendas e jardins, pois a sua função é proteger do sol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário