Páginas

20 de fevereiro de 2012

Dicas para um carnaval seguro com as crianças

Durante o carnaval não dá para relaxar com a segurança das crianças. Tanto durante as viagens, em locais públicos ou na hora de escolher a fantasia mais adequada para seu filho, é preciso estar atento e tomar alguns cuidados para que acidentes não atrapalhem o seu feriado. 

Confira as dicas da Ong Criança Segura:

Trânsito e locais públicos 

- Nos feriados, o fluxo de veículos aumenta e pode acontecer mais acidentes. Por isso, não se esqueça de transportar a criança sempre no bebê conforto, na cadeirinha ou no assento de elevação, seja nas estradas ou nas rodovias.

- Esteja atento às festas de rua, bastante movimentadas. No meio da comemoração, a criança pode se afastar sem que os adultos percebam.

- Outro locais que merecem supervisão são praias ou piscinas. Fique sempre por perto e não deixe a criança sem boia ou colete salva-vidas.

Fantasias 

- Escolha fantasias feitas de tecidos leves, arejados (como o algodão) e que sejam fáceis de vestir. Uma boa opção é reaproveitar peças que você tenha em casa. Se a criança tiver menos de três anos, dê preferência para aquelas sem adereços soltos, como cintos, faixas ou cordões, para evitar sufocamento. Evite, também, roupas com lanças ou detalhes pontiagudos, que podem cortar e ferir. No caso de fantasias com capas, estas não devem ultrapassar a altura da cintura da criança. Assim, ela não corre o risco de cair.

- Arremessar confetes é muito divertido. No entanto, se jogados em grande quantidade, podem causar sufocamento. Pelo mesmo motivo, evite também roupas com muitas lantejoulas, que podem se desprender facilmente das roupas.

- Ao pintar o rosto das crianças, utilize produtos antialérgicos e atóxicos para evitar irritações de pele e intoxicações.

- As máscaras de material sintético também representam riscos. Elas devem se encaixar corretamente no formato do rosto da criança para não impedir a respiração. Os elásticos fixadores das máscaras também podem ferir a criança. 

- As crianças adoram brincadeiras com balões de látex e bexigas. Mas fique atento, pois as sobras de bexigas estouradas podem representar riscos de sufocamento.

- Os pais não devem estimular os filhos a brincar com objetos que imitam armas de fogo. Eles podem despertar a curiosidade da criança para o uso de armas reais.


Tomando esses cuidados, toda a sua família terá um excelente carnaval!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário